A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), reelegeu a chapa liderada por Daniel Bruin, da XCom, para comandar, no biênio 2022/2024, a entidade que reúne empresas de assessoria de imprensa, RP e comunicação corporativa.
Em 2022, ano em que comemora seu 20º aniversário, a Abracom conta com mais de 180 associadas em todas as regiões do país, representando um negócio que faturou mais de R$ 3 bilhões em 2021, um crescimento 15% superior ao do ano anterior, criando 17 mil empregos diretos, segundo a entidade.
Atualmente, a Abracom segue na briga que a Abradi até conseguiu antecipar em uma portaria do Ministério das Comunicações, a de acabar com seleções através de pregões para os órgãos federais.
Mesmo na área privada, Bruin chama a atenção de que a associação vai lutar por concorrências mais justas e transparentes, “para que os parâmetros de realização de contratações sejam alinhados com práticas de ESG e garantam qualidade na prestação de serviços e remuneração justa”.
Em pesquisa com os associados, a Abracomp detectou que os empresários do setor se queixam da falta de clareza nos briefings, prazos exíguos para apresentação de propostas e pouca transparência na avaliação técnica.
Assim ficou a composição da nova diretoria da Abracom:
CONSELHO GESTOR
Presidência – Daniel Bruin (XCOM)
Vice-presidência – Zé Schiavoni (Weber Shandwick)
Diretoria de Assuntos Legais – Renato Salles (FSB)
Diretoria Financeira – Ana Julião (Edelman)
Secretaria Geral – Carina Almeida (Textual)
DIRETORIAS
Diretora de Assuntos Institucionais – Setor Privado – Rosa Vanzella (MCW/BCW)
Diretora de Assuntos Institucionais – Setor Público – Patricia Marins (Grupo In Press)
Diretoria internacional – Pedro Cadina (Vianews)
Diretoria de Dados e Parâmetros de Mercado – Marcio Cavalieri (RPMA)
Diretoria de Expansão e Mobilização – Vinicius Cordoni (VCPR)
Diretora de Capacitação Profissional e Gestão Empresarial – Everton Vasconcelos (CDI)
CONSELHO FISCAL
Claudia Zanuso (Duecom)
Cleide Pinheiro (Temple)
Vitor Fortes (Inpacto)
Beth Garcia (Approach) – suplente